IÇAMENTO

SERVIÇOS

Içamento responsável e qualificado

Para a Linha Viva em sua total complexidade o serviço de içamento de cargas é uma atividade recomendada para situações em que é necessário transportar verticalmente um volume ou carga de grande porte que, justamente por conta de seu tamanho e peso, não consegue passar por portas, escadas, corredores e elevadores ou lugares de difícil acesso. Trata-se de uma solução eficiente, mas que possui alto grau de dificuldade e precisa ser realizada de antemão com um projeto de operacional bem estruturado.

Para cada altura e tipo de volume é necessário um equipamento de içamento de carga diferente. Por isso, é preciso contar com a Linha Viva, pois dispomos de todos os modelos essenciais, para atender às necessidades e manter a integridade dos volumes  e equipamentos elevados durante sua movimentação.

Já os caminhões envolvidos na atividade de transporte de cargas içadas costumam ser do tipo extrapesado de alta potência (acima de 23 toneladas de peso bruto total), com trações 8×4, 8×2 e 6×4, por exemplo. Isso pois os volumes costumam ser elevados e necessitam de veículos de maior força para a movimentação das mercadorias.

Um veículo bastante utilizado no içamento e transporte de cargas é o Guindalto ou caminhão Munck, que dispõe de equipamento hidráulico voltado a carga e descarga de volumes pesados. Sua capacidade varia de acordo com seu porte e ele é muito útil na movimentação de containers, estruturas metálicas, de concreto, máquinas agrícolas, peças de grande porte, etc.

O içamento é efetuado por técnicas manuais e mecânicas, utilizando equipamentos capazes de erguer cargas pesadas e volumosas de maneira segura e eficaz. Em geral, esses dispositivos são difíceis de manusear e, por isso, devem ser operados por profissionais  e capacitados e certificados.

12 regras básicas para o içamento de carga por guindaste com segurança

  • Os equipamentos serem empregados e seus certificados operacionais devem estar em conformidade;
  • Conhecer a carga a ser içada ou melhor estruturar operacionalmente a carga a ser elevada, pessoal e equipamentos necessários ;
  • Os operadores devem ser treinados e capacitados em conformidade para o serviço;
  • Preparação das sinalizações para cada local do içamento da carga e sua movimentação ;
  • Os operadores e trabalhadores do local devem estar utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados;
  • As orientações de segurança do manual do equipamento devem ser respeitadas.
  • Geração de documentação em conformidade das autoridades competentes(corpo de bombeiros, prefeituras, condomínios).
  • O trajeto, por onde passará a carga, deve estar desobstruído e sinalizado.
  • Realizar análise de risco antes do início da atividade, considerando, inclusive, a etapa de preparação dos contrapesos no caso de guindaste e grua.
  • Interromper imediatamente a atividade, em caso de situação de risco.
  • A condição adequada do solo deve ser sempre verificada antes da operação com guindastes e gruas.
  • Não realizar o içamento em caso de vento forte e chuvas, trabalhadores não devem realizar suas atividades sob a carga içada.
Menu